sexta-feira, 11 de março de 2011

RELATÓRIO DA ELABORAÇÃO DA 3ª SÍNTESE INTEGRADORA: SOFRER PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO




Preconceito e discriminação são assuntos bastante conhecidos mundialmente. Há diversos debates sobre esses temas, sejam eles pela discriminação de classe, endereço, etnia, religião, crença, etc. sendo essas discriminações desencadeadoras da violência que diariamente presenciamos em diversas partes do mundo.
Os professores orientadores do Projovem Urbano da escola Divaldo Suruagy empenhados em desenvolver a 3ª Síntese Integradora, com apoio da assistente social e dos qualificadores profissionais exibiram o filme “Escritores da Liberdade”, que trata sobre as mais diversas formas de preconceitos que adolescentes considerados como uns pesos pra sociedade passam em suas vidas. No cotidiano escolar a professora trava algumas batalhas com direção escolar, colegas de trabalho, família e os próprios alunos, para que seu alunado possa receber os direitos que todos os cidadãos têm, além do respeito que eles mesmos aprendem a ter uns com os outros.
O filme foi exibido no dia 29 de julho (quinta-feira), no horário das aulas de forma a integrar todas as turmas, pois aconteceu no pátio da escola, onde todos os alunos puderam contar com um “clima de cinema”, pois foram utilizados equipamentos para melhorar o momento tais como: telão, e caixa de som amplificada, além de receberem pipoca e refrigerante.
No dia seguinte os alunos deveriam produzir em sala um relatório do filme assistido e relacioná-lo ao tema da síntese integradora. É importante, por fim salientar que o filme, apesar das duas horas de duração, prendeu a atenção do alunado e até emocionou a turma arrancando deles aplausos em determinados momentos. A elaboração das sínteses em sala gerou debates e até mesmo a identificação dos próprios alunos com os personagens do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário