sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto Carnaval



Feira de profissões-Divaldo Suruagy






No dia 16 de fevereiro aconteceu a 1ª feira de profissões do Projovem Urbano,na escola Divaldo Suruagy, tendo como objetivo acrescentar a vida do alunado conhecimentos que fortalecerão sua formação para o mundo do trabalho, quando foram tratados os temas específicos desenvolvidos em cada ocupação integrante do referido arco, além de conhecer melhor as profissões que cabe a cada arco ocupacional.

Confraternização Divaldo Suruagy


        Os festejos de fim de ano trazem confraternizações nos grupos escolares, familiares e nos ambientes de trabalho. A família do Projovem Urbano do núcleo Divaldo Suruagy, também se reuniu nesta data e celebrou a conquista de estarem retomando os estudos e as novas amizades feitas por meio desta. Esta atividade facilita o trabalho escolar, pois fortalecem os vínculos já existentes entre aluno x aluno e professor x aluno.




Gincana Estudantil-Divaldo Suruagy

Foi realizado na escola Divaldo Suruagy com os alunos Projovem Urbano a 1ª Gincana Estudantil.  O intuito dessa atividade extra sala é trazer de volta a estes alunos o gosto pela vida escolar que há muito ficou perdida. A gincana teve brincadeiras simples como a dança da laranja, da cadeira, corrida do saco e outras, mas foi o bastante para agitar os alunos do Projovem e fazê-los entrar no clima do dia dedicado aos estudantes.





Balcão de informação-Divaldo Suruagy


Foi realizado no pátio da escola Divaldo Suruagy, um balcão de informação, onde os alunos respondiam um questionário com perguntas referentes à qualidade de vida. Foi analisada pelos educadores deste núcleo uma amostra de 80 questionários, no intuito de montar um perfil de como anda a qualidade de vida do aluno do Projovem Urbano.  Após a análise o resultado foi exposto em sala de aula, através de gráficos e após o debate que se gerou pelo estudo, os alunos desenvolveram as suas quarta Sínteses Integradoras, com o tema: Minha turma tem boa qualidade de vida?

sexta-feira, 11 de março de 2011

RELATÓRIO DA ELABORAÇÃO DA 3ª SÍNTESE INTEGRADORA: SOFRER PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO




Preconceito e discriminação são assuntos bastante conhecidos mundialmente. Há diversos debates sobre esses temas, sejam eles pela discriminação de classe, endereço, etnia, religião, crença, etc. sendo essas discriminações desencadeadoras da violência que diariamente presenciamos em diversas partes do mundo.
Os professores orientadores do Projovem Urbano da escola Divaldo Suruagy empenhados em desenvolver a 3ª Síntese Integradora, com apoio da assistente social e dos qualificadores profissionais exibiram o filme “Escritores da Liberdade”, que trata sobre as mais diversas formas de preconceitos que adolescentes considerados como uns pesos pra sociedade passam em suas vidas. No cotidiano escolar a professora trava algumas batalhas com direção escolar, colegas de trabalho, família e os próprios alunos, para que seu alunado possa receber os direitos que todos os cidadãos têm, além do respeito que eles mesmos aprendem a ter uns com os outros.
O filme foi exibido no dia 29 de julho (quinta-feira), no horário das aulas de forma a integrar todas as turmas, pois aconteceu no pátio da escola, onde todos os alunos puderam contar com um “clima de cinema”, pois foram utilizados equipamentos para melhorar o momento tais como: telão, e caixa de som amplificada, além de receberem pipoca e refrigerante.
No dia seguinte os alunos deveriam produzir em sala um relatório do filme assistido e relacioná-lo ao tema da síntese integradora. É importante, por fim salientar que o filme, apesar das duas horas de duração, prendeu a atenção do alunado e até emocionou a turma arrancando deles aplausos em determinados momentos. A elaboração das sínteses em sala gerou debates e até mesmo a identificação dos próprios alunos com os personagens do filme.


FESTEJOS JUNINOS



Todos os jovens são produtores de cultura e participam desta. As manifestações artísticas são as mais comuns na hora de representar a cultura brasileira, que é um emaranhado de tradições e de origens, por muitas, vezes desconhecidas, que acontecem em diversos lugares do nosso país. No decorrer do mês de junho, em especial na nossa região (nordeste), festas populares como: quadrilha, guerreiro, e outras manifestações, são perpetuadas por gerações.
            Os alunos do Projovem Urbano da escola Divaldo Suruagy, com incentivos dos seus educadores, participaram ativamente dos festejos desse mês com uma festa no pátio da escola, onde foi apresentada a quadrilha do Projovem e apreciadas comidas típicas do período, feitas pelo próprio alunado.
            A festa que aconteceu em 30 de junho de 2010 (quarta-feira) e marca um momento de integração entre as cinco turmas do núcleo Divaldo Suruagy, e contou como atividade extra-sala, já que aconteceu em dia letivo e no horário letivo (das 18h00min às 22h00minh.), além de servir como apoio para a elaboração da 2ª Síntese Integradora: “A cultura da comunidade onde vivo”.

PROJETO: “MINHA CASA... MEU PLANETA”


 Diversos são as degradações ambientais que o nosso planeta vem passando. Fenômenos da natureza intensificados, poluição das águas de mares e rios, poluição atmosférica, extinção de animais, espécies endêmicas desaparecendo...  A natureza é dinâmica e muitos acontecimentos são considerados normais ou previsíveis, contudo os maus hábitos ambientais da população vêm acelerando certos fenômenos – como intensificar o efeito estufa – e gerando outros problemas, como a diminuição de água potável.
Por saber da importância de cuidar do nosso planeta, que é a nossa casa, os alunos do Projovem Urbano da escola Divaldo Suruagy, com apoio de seus professores, trabalharam durante a “semana do meio ambiente” a degradação ambiental, se não apenas de causa antrópicas, mas acelerada pela ação humana. Desta forma cada turma desenvolveu junto ao seu Professor Orientador (P.O) uma apresentação com temas coerentes, sendo esses:
·         Turma 01 – Degradação da água potável.
·         Turma 02 – Conceito de meio ambiente.
·         Turma 03 – Degradação da Mata Atlântica.
·         Turma 04 – Efeito estufa.
·         Turma 05 – Resíduos sólidos secos e molhados.

Todas as turmas trabalharam com oficinas nas próprias salas de aulas durante as aulas de P.O a entre 7 a 10 de junho e na sexta- feira (11 de junho) as apresentações foram feitas no pátio da escola de forma dinâmica e integrada, onde cada turma apresentaria para as outras turmas o que aprendeu em relação ao seu tema. Houve também a exposição de cartazes, elaborados pelas turmas nos momentos das oficinas. A apresentação decorreu das 18h30min às 21h30min e de forma satisfatória e as oficinas geraram grandes debates, colaborando assim para o aumento de conhecimento do alunado.